terça-feira, 4 de outubro de 2011

Porque buscar o conhecimento ?

Certo dia me deparei com um usuário de uma rede social que emitiu a seguinte pergunta: "Porque  buscar o conhecimento é tão importante?".
Queria primeiro Levantar uma outra questão: Como nós ficamos sabendo do que acontece no mundo atualmente?
Provavelmente as respostas seriam: Mídia, notícias, meios de comunicação etc. Muito bem, como já comentei em outro post A capacidade simbólica e a televisão ( é importante que leiam para entender melhor esse post ) devemos tomar cuidado com o que vimos e ouvimos das redes de informações, nem sempre estas nos dão a verdade e com isso fica consolidada a manipulação dos que se baseiam nesse tipo de veículo.

Hoje em dia é muito comum vermos debates entre os chamados "intelectuais da massa" discutindo sobre assuntos como política, governo e diplomacia, porém ficamos só ouvindo. Quando ficamos desse jeito é porque não temos uma opinião formada ou uma bagagem de conhecimento necessária para formar uma e quando isso acontece, aceitamos as opiniões alheias e passamos a tê-las como nossa. Sabemos também que o povo de uma maneira geral não tem muito interesse em se aprofundar nesses assuntos, o que torna a situação citada ainda mais fácil de acontecer.

Um exemplo básico é a falta de interesse na política por parte dos cidadãos brasileiros ( tomando o meu país como referência ), citando um número meramente estimativo diria que 90% dos brasileiros votam sem saber absolutamente nada sobre aqueles que estão elegendo. Política também é um ótimo assunto para ser estudado e saber o perfil político do seu país e de seus governantes.

Mas como isso pode ser tão perigoso? Fica cada vez mais fácil manipular o povo brasileiro que se encontra cada vez mais alienado aos assuntos modernos.
George Orwell (1903 - 1950), Autor de "A revolução dos bichos", "1984" , "Burmese days" e "Keep the aspidistra  flying", retratou de forma brilhante nas duas primeiras obras citadas acima, como seria uma população manipulada, muitos dizem que Orwell morreu por ter escrito o livro "1984" ( fica aqui a indicação). Neste livro ( Já foi feita a versão cinematográfica também ) a população fica proibida de ter pensamentos e tem como autoridade o "grande irmão ou The big brother" (governo) e é observada 24 horas por câmeras em todas as casas, coincidência??? Como resumo, o livro alerta e relembra o valor e poder do pensamento.


A única maneira de não terminarmos como marionetes nas mãos daqueles que tem o monopólio da informação ou como as personagens do livro de Orwell é buscando o conhecimento, nunca deixemos de PENSAR!


Um abraço.


Franco


5 comentários:

Muito interessante seu blog! Conheci no imaginandocriatividade.Estou te seguindo.Visite o meu e me siga tbm.
http://escritosimorais.blogspot.com

Curti o blog!!! Estou seguindo....segue o meu tbm!

www.samicosturinhas.blogspot.com

O conhecimento é extremamente importante para nos diferenciarmos perante as pessoas e o mercado. Muitas vezes com a grande variedade das informações disponíveis falta tempo e subsídio para filtrar o que é relevante; hoje já existem empresas que fazem esse trabalho. Sugiro conhecer a K4B.

Sem história e o conhecimento dela, qualquer pessoa, Pais, cidades, movimentos sociais, e outros tantos, ficamos mais pobres e mais vulneráveis! Quem pensa e quer continuar pensando para agir é calado da mesma forma qdo na Ditadura!
É a ditadura do ciber espaço também! Quem quer viver e agir baseando-se em dados confiáveis tem que procurar muito, parabéns por este espaço , é importantíssimo divulga-lo.

Gostei muito de seu blog. Tanto, que compartilho conhecimentos, também postados no meu http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More