terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lixo Comercial

Todo o lixo originado de recintos comerciais como restaurantes, lojas, barbearias, supermercados e bancos, é chamado de lixo comercial. É formado dos mais diversos tipos de materiais, desde o lixo orgânico, até as papeladas descartadas pelas instituições empresariais. O lixo comercial orgânico pode ser exemplificado como os restos de comida dos bares e restaurantes; os cabelos que são "feitos" nos salões de beleza; os alimentos estragados que são jogados fora pelo ramo alimentício, como verduras, legumes, carnes, bebidas; esterco de animais e há também casos em que são encontrados restos de pessoas, órgãos e outras partes do corpo, mas nesse caso o lixo não necessariamente é do tipo comercial.
O lixo comercial inorgânico, é aquele que não possui a biodegradabilidade como atributo, ou então aquele que para ser degradado envolve processos de dezenas ou centenas de anos, são em si, garrafas de vidro ou *PET, outros materiais plásticos, papéis, CDs e metais, e são lançados principalmente por instituições empresariais.
Abaixo segue uma lista de alguns materiais com o tempo que levam para serem degradados.

Garrafa PET - 800 anos
Garrafa de vidro - 4 milênios
Jornal e papel - Aproximadamente 6 meses
Copo plástico 200 ml - 50 anos
Pneu - 600 anos
Tampa de garrafa PET - 150 anos
Filtro de cigarro (A parte que resta após se fumar um cigarro) - 5 anos

O lixo comercial se encontra em uma quantidade absurda, já que as empresas o descartam em toneladas por mês. Só o papel e o papelão em São Paulo, corresponderam a 18.8% do peso do lixo urbano em 2000.
Outra abordagem sobre o papel, é a diminuição, não muito notória mas real, do seu volume nas últimas décadas por parte das unidades empresariais privadas, unidades públicas e hospitais; os seus documentos e principalmente seus arquivos eram impressos e registrados em folhas de papel, com o avançar da tecnologia todas essas unidades passaram a usar os computadores para desempenhar a função de guardar essas informações, na atualidade quase não
há empresa sem um serviço de informática para atendê-la. Essa inovação resultou na diminuição do volume de lixo-papel, pois agora só se transpõe os dados para o papel através da impressão e quando é necessário.

Os resíduos comerciais principalmente os orgânicos trazem riscos à saúde, a aglomeração dos restos de comidas atraem animais como moscas e ratos, que são agentes transmissores de doenças. Quando se fala dos riscos que o lixo comercial inorgânico suscita, a grande preocupação é com a DENGUE e com a FEBRE AMARELA URBANA; o agente transmissor, Aedes Aegypti, busca locais com água LIMPA e PARADA, exatamente o que se encontra nas garrafas PETs e nas de vidro, tornando-as assim uma morada excelente para os focos do mosquito.

O destino do lixo comercial deveria, mas não é diferente dos outros tipos de lixo, sua grande maioria é levada para os aterros sanitários e para os lixões. Outra parte é destinada à reciclagem
(Pretendo fazer um Post específico para reciclagem). A coleta desse tipo de resíduo é feita normalmente ou então, em alguns casos, o próprio responsável pelo lixo se encarrega de levá-lo para os locais apropriados.


Próximo Post: Lixo Residencial ou Doméstico

Curiosidade: *PET - O nome empregado nas garrafas de plástico PETs, na verdade é uma abreviação do nome do polímero que as forma,
Politereftalato de etileno. Essa substância tem uma característica empregada no processo de reciclagem do material, a certa temperatura o polímero passa para o estado líquido podendo assim, assumir diferentes formas e se transformar em outros materiais.

Siga-nos no twitter - @B_conhecimento - http://twitter.com/B_conhecimento
Um Abraço

Franco.


20 comentários:

kkkkk qnadaver quem foi otroxa q feiz

muito importante isso.
que pena as pessoas não se conscientizam disso.

importante nada ,importante é ficar no face kkkkkkkkkkkkkkk

Muito boa à pesquisa. Ajudou-me muito em um trabalho de escola.
A conscientização vem de dentro de cada um de nós, ignorantes são aqueles que leem a reportagem, mas não adquirem o conhecimento passado por ela.

ajudou muito no meu trabalho valeo

Concerteza vai me ajuddar no trabalho da escolaa!!

eu odeio isso ir pra escola é uma merda !*

Muuito legaaaaal , porém acho que deveria ser mais OBJETIVO !

muito essa pesquisa me ajudou so qui fiquei com 9,00

Obrigada me ajudou muito
Eu e minha best beijamos o texto

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More