segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

lixo - Apresentação

Olá Pessoal,

Pretendo nos próximos posts, abordar a questão, também ambiental, que é o acúmulo de lixo,
dizendo o que contribui para sua aglomeração, quem, porque e as opções que temos para lidar e aproveitar esse problema.
Bom, o lixo que vemos nas reportagens, que causam enchentes, doenças e problemas ambientais, vem e vai para algum lugar. O trajeto que o lixo faz deve depender do seu tipo.

Tipos de lixo:

-Lixo comercial

-Lixo residencial
-Lixo da limpeza pública
-Lixo da área de saúde
-Lixo industrial
-Lixo Agrícola
-Entulho


Alguns intelectuais também acrescentam à essa lista o Lixo nuclear.
O lixo também pode ser classificado quanto á sua composição, da seguinte maneira:

-Lixo orgânico
-Lixo inorgânico


Na maioria dos casos diversos tipos de lixo são destinados a um só lugar, aterros sanitários e lixões. Estes se diferem na consideração de regras sanitárias e ecológicas, devemos citar também o despejo de lixo em córregos, rios e terrenos baldios.
Os lixões são um espaço aberto que ficam geralmente nas partes pobres das cidades onde o lixo é depositado e aprodece ou então é pego para ser queimado. Os lixões ao acumularem o lixo, geram um líquido escuro, extremamente poluidor originado da aglomeração de lixo orgânico, o CHORUME, que contaminam nossa água, nosso solo e nosso ar; os danos e os efeitos negativos que trazem podem atingir uma área de dezenas de quilômetros; por incrível que pareça, há pessoas que se alimentam e até mesmo moram nos lixões, correndo o risco gravíssimo de se contaminarem e contraírem doenças de aminais que habitam no local, suscitando assim a possibilidade de epidemias.
Projetos de reciclagem são lançados para tentar amenizar esse problema, mas falta uma cooperação das fontes de lixo (Casas, comércios, hospitais, empresas) para sua continuidade, nos lixões o lixo simplesmente é jogado e ponto! É mais fácil jogar o lixo em um espaço aberto do que separa-lo para a reciclagem; atualmente no Brasil 90% do lixo é destinado à esses locais. Diante dos problemas causado pelos lixões, os aterros sanitários vêm para ameniza-los, onde o lixo é depositado no solo, mas é feita a drenagem dos líquidos (Chorume) e dos gases.

Próximo Post: Lixo Comercial

Um Abraço.

Franco.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More