sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Desenvolvimento Sustentável


Enfim, vamos nos aprofundar um pouco mais neste assunto, que é bem desconhecido.

O DS busca conciliar o plano de crescimento e desenvolvimento econômico com questões ambientais, ou seja, junta o útil ao agradável. Em detrimento aos problemas ambientais, depois que realmente perceberam que as pessoas estão acabando com a natureza, viram que estavam diante de um problema sério, se o mundo continuar com esse consumo constante em pouco tempo precisaríamos de 2,5 planetas Terras para nos sustentar. Então decidiram "criar" uma forma de ajudar a natureza fundindo-a a economia, assim foi usado pela primeira vez o termo "Desenvolvimento Sustentável".
Em pouco tempo o DS veio dando resultados válidos, e então várias empresas o adotaram como modelo de produção.
Alguns obstáculos ainda precisam ser superados, Por exemplo, o agronegócio é uma ferramenta importantíssima para o DS, mas em alguns aspectos também prejudica o meio ambiente. Vejamos.
Uma boa razão para começar a discutir o assunto, é a produção de alimentos, onde se produz e consome algo “natural”, seria ótimo se fosse 100% natural, mas não é o que acontece. Tem-se que 70% do curso de água, que estão entre a Bahia e o Rio Grande do Sul, estão contaminados por agrotóxicos e outros produtos químicos. Em outras palavras, a ação do homem nesse ramo prejudica a vida de componentes abióticos (Clima, solo, águas etc.). Preste atenção, é aí que entra a sustentabilidade: Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a produção brasileira de alimentos deve manter o ritmo de crescimento médio de 4% ao ano nos próximos dez anos, e isso no mercado externo é algo considerável, então por que não melhorar esse destaque, aliando-o e ajudando o ambiente? Seja essa ajuda com aproveitamento de subprodutos, reciclagem ou até mesmo com a utilização de materiais que agridam menos o meio ambiente?

No jargão popular, como já disse anteriormente, estaríamos “unindo o útil ao agradável”: Pois estaríamos amenizando o problema ambiental e concomitantemente estaríamos lançando o nosso produto “ecologicamente correto” no mercado, e principalmente de maneira correta. Muito bem, mas como fazer essa junção do ambiental com o econômico? Assunto do próximo Post.


Um Abraço

Franco.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More